Fotógrafa Analógica #5: Bruna Zanatta (RS)

Para compartilhar seu trabalho fotográfico analógico, basta enviar um e-mail para caio.abril@gmail.com com até 15 fotografias feitas por você usando filme (qualquer formato), respondendo algumas perguntinhas (sugestão). Seleciono trabalhos com temáticas bem construídas e com projetos autorais :)

1. Fale um pouco sobre você, como começou a fotografar com filme, e porque curte usar filme.

2. Sobre o que se tratam as fotografias? Desde quando você está fotografando o tema?

3. Que tipo de foto você mais gosta de fazer com filme?

4. Quais são as tuas máquinas/lentes preferidas?

5. Quais são os filmes preferidos (cor/pb/marcas/modelos)?

6. Pode incluir também links do teu site/instagram e falar um pouquinho do que você curte mais postar?

 

--

 

 

Olá,

 

Eu sou a Bruna, alguém em construção, eu diria. Inquieta, estudante de Artes Visuais e um bocado de outras coisas que me habitam. Pra ser sincera, poucas foram às vezes que parei pra pensar em como tudo começou na fotografia - até porque, acredito que o começo mora em mim desde antes mesmo da minha existência. Essa experiência de falar sobre esse universo tá sendo bem bonita e sou grata pelo convite, Caio.

 

 

Bem, minha primeira recordação do meu desejo de registrar vem lá da minha infância, em viagens pro interior de SC, acredito. Mirava paisagens que não faziam parte do meu cotidiano bastante urbano e, de maneira muito genuína, pensava que seria demais ter uma câmera filmando a viagem do início ao fim. Talvez se tratava do vento no rosto ou do borrado infinito azul e verde. Não sei. Também tenho algumas recordações, pequenos fragmentos, dos momentos que eu fotografava com a câmera da Vó o momento da despedida. A verdade é que custei pra perceber que essas eram manifestações significativas do meu anseio pela arte.

 

 

Um tempo depois, antes da fotografia analógica, me surgiu a digital, com experiências de autorretrato, de fotografar as pequenas miudezas do jardim da mãe, o meu universo num quartinho de madeira e muita poesia. Tudo foi despertando devagar, com paciência e respeito, assim como sinto a fotografia analógica hoje.

 

 

Eu despertei pra fotografia com filme quando comecei a acompanhar trabalhos de artistas que usavam esse suporte pra se expressar. Isso aconteceu em, mais ou menos, 2016. O potencial poético que existia naquelas imagens, a textura, a espera, o silêncio, tudo me encantava. É difícil explicar, sabe? Mas era o que eu queria! Quando ganhei minha primeira câmera, uma Zenit 122, comecei a registrar as pequenas existências da rua de casa. Comecei uma busca pelos fragmentos de natureza na Cidade Baixa. As brincadeiras com dupla exposição logo foram surgindo, numa tentativa de “burlar o tempo” e a filosofia sempre esteve muito presente nisso tudo. Pensando bem, sempre foi uma maneira de falar sobre meus questionamentos e reflexões da vida.

 

 

Apesar de ser pouco tempo vivendo a fotografia analógica e poucas experiências que deram realmente certo (e dar certo também é outra reflexão interessantíssima), eu sinto que podemos aprender muito com essa ressignificação do tempo que o filme nos permite. Eu gosto de resgatar em mim a paciência da espera e acessar a memória de uma maneira diferente toda vez que espero pelo desconhecido de uma fotografia que foi feita há uma semana ou há muitos meses.

 

 

Hoje, digo que estou em construção. Minha última mirabolância com fotografia foi borda-las com a intenção de manifestar o que imagino vendo elas. Acaba que sempre dou um jeito de resignificar uma fotografia que carrega o que foi, o que não é mais.

 

 

 

 

 

facebook.com/bruniszntt

@bruniszntt

www.brunazanatta.com

 

Todas as fotografias são de autoria de Bruna Zanatta, autorizadas para uso neste Post.

 

--

Envie seu Portfólio! Entra em contato!

www.fotocp.com

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Web Design por © Caio de Carvalho ProencaTodos os direitos reservados.
| Serviços | Sobre | AmostrasContato | Cursos |
Este site é melhor visualizado em formato Desktop.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon